top of page

5 Formas Incríveis de Apoiar ONGs

Pode parecer difícil dar o primeiro passo para ajudar o próximo e fazer a diferença. São muitas causas, ações e ONGs precisando de apoio. E é aí que entra o trabalho da Mude o Mundo: facilitar esse caminho para quem tem vontade de ajudar e não sabe ao certo como pode contribuir ou a qual causa / ONG impactar.


Nesse artigo, vamos falar um pouco sobre cinco formas possíveis para que você possa se inspirar e entender um pouco mais sobre como funciona esse momento incrível de partilha e começar a apoiar uma ONG!


Doando Dinheiro: O dinheiro é a forma mais fácil de ajudar uma ONG, pois com esse recurso é possível ajudar não só diretamente na causa que a instituição escolhida apoia, mas também com coisas básicas para qualquer tipo de organização não governamental precisa como contas de luz e água que servem para manter o espaço utilizado para funcionamento do mesmo e permanecer acolhendo aqueles que precisam de seu trabalho.


Apesar de ser o mais prático, existe um receio comum de que o dinheiro doado pode ser usado para qualquer outra coisa que não seja a causa da ONG, então aconselhamos que você encontre uma ONG de sua confiança, acompanhe o trabalho da organização e tenha essa intimidade com o trabalho social promovido pela organização! Você pode conhecer ONGs com causas reais e que buscam a idoneidade em suas ações acompanhando o site oficial da Mude o Mude e apoiá-las através das campanhas criadas mensalmente.


Prestando Voluntariado: Se você é do time que prefere ajudar colocando a mão na massa, o voluntariado é a opção perfeita para você! Além de criar uma aproximação muito maior com a ONG e a causa defendida, na maioria das vezes, você tem a chance de conhecer de perto as pessoas beneficiadas pelo seu gesto de carinho e gentileza!


O voluntariado é uma opção viável para muitas organizações, pois a demanda para atender as pessoas necessitadas pode crescer rapidamente e muitos trabalhos manuais podem ser requeridos dentro dessas instituições, seja acolhendo pessoas, ou fazendo o transporte de insumos utilizados, por exemplo. Nem todas as ONGs aceitam ou precisam de trabalho voluntário, então vale a pena uma conversa direta com a ONG de sua preferência para entender como você pode ajudar.


Doando Itens de Necessidade Básica: Se você ainda estiver com receio de doar dinheiro ou não tiver tempo hábil para praticar voluntariado, doar itens de necessidade básica também pode ser uma boa opção com certa praticidade! As ONGs frequentemente precisam de itens e ferramentas para exercer seu trabalho social e esses itens possuem são necessários de forma recorrente, então oferecer esses itens facilita o trabalho da ONG.


Dessa forma você ainda participa ativamente do trabalho realizado e se assegura do destino de suas doações. Esses itens variam de causa para causa e de ONG para ONG, então aconselhamos uma aproximação real com as necessidades e da organização escolhida para entender como você pode contribuir de fato dentro dessa modalidade.


Declarando o Imposto de Renda: Caso você realize a declaração completa do seu imposto de renda você também pode optar por doar até 6% do valor correspondente a sua contribuição para doações feitas ao longo do ano para organizações com causas relacionadas à promoção de cultura, educação, saúde, e cuidado a crianças e idosos a sua escolha!


Caso essa doação seja pontual durante o período de declaração a possibilidade passa de 6% para 3% apoiando as necessidades do ECA, então mesmo sem muito planejamento é possível começar a transformar parte do dinheiro de sua contribuição em doação para entidades que precisam desse apoio. Para entender melhor como apoiar dentro dessa modalidade, aconselhamos uma conversa com seu contador para entender como realizar o registro da doação em sua declaração.


Divulgando a ONG: Comparado às outras opções da lista a divulgação talvez não pareça tão importante ou eficaz, mas levar o trabalho da organização que você apoia para os outros conhecerem e se motivarem a colaborar também é muito importante, principalmente pelo fato do ato da doação ser tão estigmatizado no Brasil.


Divulgar é uma ótima opção para começar a ajudar e fazer sua parte para mudar o mundo, se todos nós dividirmos nossas experiências em solidariedade, nós podemos incentivar cada vez mais o exercício da partilha e a transformação de vidas!


Faça sua parte e encontre um jeito de apoiar aqueles que precisam de ajuda! Com a Mude o Mundo você coloca a transformação em prática!


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page