top of page

Somos UNO para uma educação transformadora!

Esse mês a Mude o Mundo está trabalhando com o Instituto UNO, uma ONG que apoia crianças e adolescentes afastados de suas famílias e encaminhados a Serviços de Acolhimento. Através do Programa Social “Quero Saber...” recuperam defasagens importantes na educação básica enquanto fortalecem sua autoestima para que tenham a chance de buscar novas oportunidades de vida, consigam ganhar autonomia e construir para si um futuro melhor.


O acolhimento em uma instituição, medida de proteção por estarem em ‘situação de risco’ como abandono e violência, pode em alguns casos se estender até completarem a maioridade, quando terão que deixar os Serviços de Acolhimento – os Abrigos onde moram temporariamente. Neste momento crítico, a alfabetização plena e o letramento se tornam essenciais, pois viabilizam a inserção no mercado de trabalho ou até por estimulá-los a ousar e empreender seus sonhos. E é neste ponto que o impacto social do UNO se mostra tão necessário e transformador de uma realidade que afeta a todos.


Por acreditarem que educação é relação, o processo de ensino e aprendizagem no Instituto UNO contempla antes de tudo a construção de uma relação de confiança e de amor entre a criança e sua educadora e dos vínculos que as aproximam cada dia mais. Assim vai se criando uma base emocional mais segura para a criança, ponto de partida para que voltem a acreditar em si, que é possível retomar seu caminho em busca do saber, do conhecimento e a partir daí, na realização plena de seus objetivos.


A Mude o Mundo confia no trabalho do Instituto UNO e compartilha dessa mesma visão de que podemos ser agentes transformadores e criar mudanças concretas e efetivas para nós mesmos e para as pessoas à nossa volta. Ter esse cuidado e atenção com crianças e adolescentes que precisam desse apoio e estão em uma fase de desenvolvimento muito importante é essencial para criar transformações ainda mais impactantes!


Em 2022 o UNO atuou em três frentes: o programa “Quero Saber...” que beneficiou 45 crianças e adolescentes; o Programa de Formação de Educadores de SAICAS apoiando a educação técnica e socioemocional de 52 profissionais de abrigos; e o Programa de Formação de 14 novas Ecoeducadoras Voluntárias do “Quero Saber...” que atuaram nos 9 abrigos parceiros.


São apenas 9 entre mais de 100 abrigos que precisam muito do trabalho do UNO somente em São Paulo! Por isso, em 2023 a Mude o Mundo espera colaborar ainda mais com o alcance e impacto no trabalho dessa ONG incrível!


Gostou do trabalho do Instituto UNO e quer ajudar? Acesse a aba “Apoie uma Causa” em nosso site oficial e contribua com a nossa campanha em conjunto! Se quiser saber um pouco mais sobre a ONG acesse o site oficial UNO e acompanhe pelas redes sociais pelo @institutouno!


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page